5 dicas práticas para comprar um apartamento

Postagens Recentes

5 dicas práticas para comprar um apartamento


Reprodução: Casa vogue

 

Quer 5 dicas para comprar um apartamento novo? Então continue lendo esse artigo.

O sonho de todo brasileiro é ter a casa própria, seja um apartamento, uma casa ou um imóvel no geral. Algum lugar para chamar de seu, mas sabemos que não é tão fácil assim, com a taxa de desemprego e inflações em alta, está cada dia mais difícil conseguir conquistar esse sonho. Mas hoje reunimos aqui 5 dicas para você comprar um apartamento.

 

1ª Dica para comprar um apartamento

Nada se faz sem planejamento

Em uma rápida pesquisa é possível encontrar diversos apartamentos a venda. De todos os tipos, tamanhos e valores.

Mas tudo deve ser analisado, qual é sua renda, quanto é seu gasto mensal, quanto está disposto a pagar na compra de um apartamento.

E isso pode ser feito com um bom planejamento, em razão disto, com uma boa programação você será capaz de saber coisas básicas, se pode pagar um apartamento a vista, se o valor que tem em conta possibilita uma grande entrada, se pode ou não fazer parcelas maiores ou se há a necessidade de parcelas menores. É preciso entender se o parcelamento vai ou não se encaixar na renda mensal, para no futuro não acabar com uma dívida ou a perca do apartamento.

Há diversas planilhas pela internet que pode lhe ajudar a ter um bom planejamento mensal, para que você possa realizar o sonho de comprar um apartamento

 

2ª Dica para comprar um apartamento

Não seja emocionado.

O pior erro é comprar um apartamento por impulso e principalmente se for o primeiro imóvel que está visitando. Tudo deve ser feito com muita calma, porque nada vai ser pior do que comprar algo que vai se arrepender depois.

Sem contar que é preciso saber sobre a localização, se há escola para crianças, parques para lazer e se o local tem valorização ou não.

Visite os apartamentos a venda, veja o que eles têm de melhor, faça mais de uma visitação se for preciso, mas tenha calma antes da decisão final. 

 

3ª Dica para comprar um apartamento

O que você precisa?

Já parou para pensar qual é a sua necessidade em comprar um apartamento?

Por ser mais prático? Por ser mais seguro? Com boa localização?

Muito se pensa sobre comprar um apartamento, mas também deve se pensar “quantos quartos eu preciso?”. Se há crianças e caso trabalhe em home office, é preciso de local apropriado para o trabalho. Se o conceito aberto é viável para o que precisa e em casos de varanda é preciso saber se será uma área aproveitada ou não, se vale a pena comprar um apartamento com ou sem área gourmet.

Coloque em um papel tudo o que precisa em um apartamento e então comece a procurar.

 

4ª Dica para comprar um apartamento

Nada de comprar o apartamento mais barato achando que está saindo do lucro.

Muitas vezes o apartamento mais barato tem uma série de complicações, problemas estruturais, dívida de condomínio, custo de manutenção muito alto, problemas na documentação, o que pode causar um grande arrependimento e muita frustração.

O ideal é que na procura por um apartamento a venda, seja feita todos os tipos de perguntas possíveis, até mesmo uma investigação para saber se o antigo dono tem problemas judiciais. Tudo para evitar problemas futuros.

 

5ª Dica para comprar um apartamento

Avalie a localização do apartamento

Ninguém quer comprar um apartamento e depois descobrir que aquele local não está em valorização constante, que está em um local não muito bom e que pode ficar distante de tudo que precisa.  Por isso é preciso pesquisar muito, sobre a localidade onde se encontra o condomínio, se o proprietário tem ou não dividas o que pode levar a uma série de problemas futuros e a frustração de um sonho.

Não tenha medo de buscar informações, comprar um apartamento não é algo fácil e muito menos barato.

 

Dica EXTRA para comprar um apartamento

Converse com moradores do condomínio sempre que possível, tire suas dúvidas e caso esteja comprando o apartamento direto com a empreiteira, pesquise sobre ela na internet, veja relatos, como foi a entrega, se houve algum problema no projeto, atrasos em documentação.

Seja curioso, afinal é sobre o seu futuro e o da sua família.