Postagens Recentes

Precisa alugar um apartamento e não sabe por onde começar?  

Nós reunimos algumas dicas para te ajudar a escolher o apartamento perfeito para você e para o seu bolso.  

Nós sabemos como é difícil achar um bom apartamento para alugar, às vezes por questão de valor, ou localização, ou até mesmo pelas regras dos condomínios.  Mas vamos resolver esse problema hoje. 

A-melhor-forma-de-alugar-um-apartamento

Tenha paciência para alugar um apartamento 

Nada de alugar um apartamento correndo, esse é um dos principais erros. Na pressa de fazer uma mudança ou na urgência de sair de um imóvel, é normal acontecer erros, por isso planeje com calma uma mudança.  

Essa correia pode causar diversos problemas, já que um contrato de aluguel normalmente é de três anos e ninguém quer ficar em um local que não gosta durante tanto tempo.  

Por isso pesquise com calma todas as possibilidades, visite e conheça os apartamentos e se preciso, volte até ter certeza, veja as vantagens e desvantagens, se tem tudo o que precisa para viver pelos próximos meses e se a localização é boa, pergunte sobre o local e sobre as regras do condomínio.  

 

Organização financeira  

Antes de procurar um apartamento para alugar, organize suas finanças, alugar um apartamento não é barato, é preciso arcar com aluguel, taxa do condômino, IPTU, além de água, energia elétrica e internet. E lembre-se é preciso sempre ter uma verba disponível a mais, pois nunca se sabe quando pode acontecer uma emergência.  

Você precisa ter consciência da sua renda mensal e dos seus gastos, para assim entender quanto você pode pagar em um aluguel, isso levando em conta que só deve ser gasto 30% do seu rendimento familiar. E ninguém quer uma dívida de três anos que não pode pagar, o que também pode gerar processos judiciais, quebra de contrato e uma multa. 

 

Analise as condições do imóvel 

Antes de alugar um apartamento com o proprietário ou com a imobiliária, é importante saber quais as condições do imóvel, isso para não ter o estresse de passar por uma reforma depois da mudança ou ter que lidar problemas estruturais.  

Também é preciso ficar atento se o locador é o titular do imóvel e se há documentações oficiais. Isso é para que você tenha uma segurança na hora de alugar um apartamento e não ter problemas futuros.  

 

Documentação 

Para alugar um apartamento de forma segura, é preciso de alguns documentos: CPF e RG, ser maior de 18 anos, apresentar holerite para comprovar a renda mensal e em casos de profissionais liberais devem apresentar uma cópia do imposto de renda, qual não é obrigado por lei, porém deve ser comprovado sua renda de alguma forma, como por exemplo, um extrato bancário.  

Isso facilita toda a burocracia e a documentação para alugar um apartamento mais rápido.    

 

Garantia ao proprietário  

Ao alugar um apartamento é preciso deixar uma garantia ao proprietário ou para a imobiliária. 

E o que significa?  

Que você precisa de um fiador para arcar com uma possível dívida.  

E um fiador precisa ter mais de 18 anos, não ter nome sujo, ganhar três vezes mais do que o aluguel e ser proprietário de um imóvel.   

Outra opção é o depósito calção, o locatário deve depositar na conta do proprietário o valor de três alugueis. Mas no final da locação, se tudo estiver em devida ordem, o valor é devolvido.  

A última opção é o seguro fiança, feito diretamente por uma seguradora, pago uma vez por ano o valor de um ou dois aluguéis, porém o valor não é reembolsável.   

 

O contrato 

Não abra a mão de um bom contrato ao alugar um apartamento. Isso vai proteger você e o proprietário do imóvel, garantindo seus direitos por lei e seus deveres como inquilino.  

Mas antes de assinar, leia com atenção, repasse todas as cláusulas e verifique se está de acordo com o que foi combinado. Nele deve estar todas as responsabilidades e quem deve ser responsável pelos pagamentos de IPTU e taxa de condomínio.  

Também deve ser analisado a taxa de multas e rescisão do contrato, se está amparado por lei ou se é uma cobrança abusiva. 

E não se esqueça, é preciso de um contrato valido, registrado em cartório e feito por um escritório de contabilidade ou por uma imobiliária.  

 

Alugar um apartamento requer responsabilidade, muita disciplina e planejamento financeiro, analise seus ideias, suas necessidades e o tempo que tem antes de alugar um imóvel.