Quais os segredos para comprar um apartamento?

Postagens Recentes

Você deseja comprar um apartamento e não sabe por onde começar?

Hoje nós vamos falar sobre os segredos para você comprar um apartamento e realizar o seu sonho.

Não é mistério nem um que grande parte de nós tem o grande sonho de comprar um imóvel, por isso o ideal, antes de tudo é sentar, pegar papel e caneta e anotar tudo, absolutamente tudo.

segredos-apartamentos
Reprodução: Imobiliária Panorama

 

Já pensou em usar o seu FGTS para comprar um apartamento?

Se a sua resposta for não, você está perdendo uma grande possibilidade de realizar o seu sonho.

O fundo de garantia é para esse fim, ajudar você a comprar um apartamento, uma casa, ou um terreno.

Usar essa reserva que é sua por direito, pode lhe ajudar no início da compra, sendo um ótimo valor de entrada para o seu apartamento, ou até mesmo usado para o abatimento das parcelas, que pode lhe ajudar muito, até mesmo diminuindo os juros do empréstimo. Tudo depende do seu contrato ou do acordo antecipado.

 

Você tem um planejamento financeiro?

Caso você não tenha um planejamento, é hora de ter um! Sem ele é impossível comprar um apartamento.

Mas por quê?

É simples, sem saber a sua renda e seus gastos mensais, não há possiblidade de arcar com uma dívida longa, já que só é possível comprometer 30% da sua renda bruta em um empréstimo imobiliário que pode durar até 35 anos.

Com o planejamento, tudo se torna possível, pode cortar gastos desnecessários ou diminui-los durante os meses. Você pode saber com precisão quanto pode gastar em um apartamento, se tem dinheiro para comprar à vista ou se tem verba para uma boa entrada, o que vai facilitar nas parcelas futuras.

 

Conheça suas necessidades

Não faz muito sentido comprar um apartamento que logo perderá as funções que você precisa.

Isso também pode acontecer por uma compra impulsiva, não visitar apartamentos suficientes para realizar uma escolha, o que pode causar frustração futuras.

O ideal é colocar todas as suas necessidades em um papel, quantos quartos é preciso? É necessário um espaço maior para crianças brincarem? Preciso de uma área gourmet? O condomínio tem ou não área de lazer, com piscina, quadras, brinquedos para crianças e uma área especifica para festas? Isso é ou não necessário para o seu estilo de vida.

Também é preciso olhar fora do condomínio, o que você precisa em sua volta, um supermercado? Uma farmácia? Escolas para que as crianças tenham uma comodidade maior? Ou você necessita de um local mais afastado, longe de lugares caóticos, com natureza em sua volta?

Ao analisar os apartamentos a venda é preciso olhar em um todo, para no final chegar conclusão se o local vai ou não supri aquilo você e sua família vai precisar.

 

Tenha consciência das regras do condomínio

Imagina o pesadelo ao descobrir que aquele apartamento que você comprou tem regras absurdas?

Ao avaliar um apartamento a venda o ideal é que você tenha acesso às regras. Cada condomínio tem as suas próprias normas, mas isso pode se tornar problema, já que pode haver limitações de visitas, reformas, proibições de animais e até mesmo circulação de crianças.

E para não levar um susto na hora de pagar a taxa mensal do condomínio, pergunte sobre ela, para entender o valor e como esse dinheiro é usado em benefício dos moradores. Essa taxa na maioria das vezes é usada para despesas de limpeza, segurança, manutenção das áreas comuns e de lazer dos moradores.

 

Faça uma vistoria no prédio

Antes de finalizar sua compra ou até mesmo em uma das visitações, analise tudo, se as áreas comuns dos moradores estão limpas, a funcionalidade dos elevadores, como é a segurança e se há portaria 24h.

 E não se esqueça de verificar o acabamento do apartamento, se áreas como cozinha e banheiro tem ou não infiltrações e se há alguma rachadura.

 

Não esqueça da documentação

Isso é um ponto muito importante para que você não caia em um golpe ao comprar um apartamento.

Se você está próximo de fechar a compra de um apartamento pronto para morar ou ainda na planta, seja com a empreiteira responsável pela construção ou com uma imobiliária, não esqueça a documentação.

Faça pesquisa sobre, pergunte para moradores, visite outros imóveis, procure saber se a situação do patrimônio é regular antes de investir seu dinheiro.

Seja curioso e faça perguntar, procure a prefeitura se precisar, mas pesquise antes de qualquer coisa.

Tenha consciência de que comprar um apartamento é um investimento para você e para sua família.